Segunda, 09 de dezembro de 2019
91 99100-9888
Polícia

16/10/2019 ás 14h38

23

Jonivaldo Castro

Mãe do Rio / PA

Índios Xikrin protestam enfrente ao fórum de Parauapebas, sudeste do Pará
Eles relatam que o deslocamento para realizar atendimento de saúde no município está prejudicando os índios mais doentes. A Casa de Saúde Indígena da região está em reforma.

Por G1 PA — Belém


16/10/2019 13h56  Atualizado há uma hora


Cerca de 300 índios da etnia Xikrin do Cateté realizaram um protesto nesta quarta-feira (16) em frente ao fórum de Parauapebas, no sudeste do Pará. Eles relataram que o deslocamento para realizar atendimento de saúde no município está prejudicando os índios mais doentes. A Casa de Saúde Indígena da região está em reforma.


Este foi o segundo protesto dos Xikrin no município. Na terça-feira (15), eles ocuparam a Prefeitura de Parauapebas cobrando providências sobre o caso.


Em nota, a Vale informou que está prestando apoio aos indígenas que precisam de atendimento e que há alguns anos tem declarado para as associações indígenas que tem interesse em realizar a manutenção predial da Casa da Saúde Indígena, mas eles não querem deixar o local.


Ainda segundo a mineradora, ficou agendada para a segunda-feira (21) uma audiência no fórum da cidade de Parauapebas com os representantes da Vale, índios e ICMBIO.


Seja o primeiro a comentar


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FONTE: g1.globo.com/pa

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium